quarta-feira, 10 de março de 2010

Primeira semana

Integrantes do grupo:
-Bernardo Brant
-Caio Silveira
-Ingrid Vasconcelos
-Mariana Ribeiro

Esta semana o grupo se reuniu para discutir sobre qual rumo o nosso projeto deveria tomar. A dúvida ainda pende entre um projeto didático e um projeto construtivo, pois não houve um consenso. Sendo assim, resolvemos expor as idéias que cada um teve durante os últimos dias, e acabamos com a seguinte opção:
· Construir um liquidificador com timer – tendo em vista aumentar a praticidade desse aparelho considerando-se os avanços do capitalismo e a crescente falta de tempo das pessoas, a intenção é instalar um timer neste aparelho domestico, para que alguém não tenha que perder tempo esperando que o alimento seja batido. Porém, não temos muitos conhecimentos sobre mecatrônica e não sabemos se pelas pesquisas que faremos sozinhos estaremos aptos para tal projeto. Uma de nossas tarefas para a próxima semana é pesquisar sobre isso.
Algumas idéias que foram descartadas:
· Elaborar um mecanismo que possa abrir um portão se entrar em contato com um objeto correspondente – levando-se em consideração a crescente procura por segurança, sabe-se que em condomínios e prédios há preocupação em relação a quem entra e quem sai e as limitações de um porteiro. A idéia era elaborar um objeto que ficasse no carro dos moradores que quando se aproximasse do portão, este se abrisse automaticamente. Dessa forma, quem não conseguisse entrar é com certeza um desconhecido, que teria que entrar em contato com o porteiro que poderia ter um controle melhor antes de deixá-lo entrar. A idéia foi descartada por já existirem mecanismos semelhantes no mercado.
· Construir um objeto que consiga erguer outros que estejam em lugares baixos ou no chão – como o mercado para pessoas idosas está crescendo, procuramos elaborar um produto específico para esta faixa etária. De acordo com pesquisas e entrevistas, descobriu-se que uma grande dificuldade para eles é pegar objetos que caíram no chão ou que estão em prateleiras baixas, pois a maior parte deles tem problema na coluna, o que os impossibilita de fazer isso. Logo, elaboraríamos um objeto que faria isso por eles. Este foi descartado pois uma dificuldade é conseguir pegar objetos de tamanhos e pesos diferentes e também pela dificuldade de conseguir os materiais necessários.
· Construir uma bicicleta dobrável – sabendo-se que uma integrante do grupo ao voltar das aulas no cefet de ônibus tinha que andar 1,5 km do ponto mais próximo ate sua casa, pensou-se em elaborar uma bicicleta dobrável para que ela possa vencer esse percurso e conseguir carregá-lo de forma prática durante a aula e o percurso no ônibus. Mas a idéia foi descartada pois os pneus não poderiam ser dobrados.

Um comentário:

  1. Das 4 idéias formuladas, o primeiro - liquidificador com timer - e o último - a bicicleta dobrável - são as mais viáveis. A bicicleta dobrável poderia ser viável se usasse pneus pequenos de bicicletas pequenas. Assim não seria necessário dobrar os pneus.

    ResponderExcluir